terça-feira, 23 de agosto de 2011

Abra os olhos com exames médicos periódicos


Rionet

Fiquei muito satisfeito com a prontidão para atendimento médico oftalmológico na Oftalmed estes dias. Liguei às 19h:30 de um dia e já às 07:30h do dia seguinte estava fazendo o meu exame periódico na Clinica indicada por uma guia do Bacen.
Saí com uma receita de óculos mas o médico me pediu que não a processasse antes de fazer outros exames na mesma clínica. Fui então encaminhado a uma bateria de exames, agora pelo convênio, que durou até às 13:30h. Avisei que ia chegar tarde pois haviam centenas de pacientes.
Em princípio, fiquei até contente porque fui submetido a tantos exames novos que entendi que seriam bem completos e decisivos. No final, o médico que me atendeu disse que eu tinha que fazer uma cirurgia do cristalino e já marcou até data e me informou o valor de R$9.000,00 que teria que pagar. Em princípio, não queriam me dar os exames efetuados pois informaram que seriam necessários para a cirurgia mas exigi um laudo e sai com ele. Como o assunto era novo para mim, voltei ao nosso atendimento médico aqui no Bacen e pedi algumas explicações e me foi recomendado fazer um exame numa outra clínica.
Fiz então na Clínica Paccini, no final do dia aonde fui muito bem atendido e descartaram qualquer necessidade de intervenção cirúrgica. Fui até elogiado como o “melhor paciente” do dia. Nesse momento, mostrei os resultados do outro laboratório conveniado para o exame periódico. Eles mantiveram o diagnóstico de que eu não tinha nada para justificar uma eventual cirurgia. Até a receita de eventuais óculos eram diferentes entre si.
Assim, em vista de resultados tão discrepantes só posso sugerir que em medicina de maior complexidade e interferência tecnológica é sempre bom ter duas (ou três) opiniões, mesmo que apenas uma clínica tenha sido licenciada para o atendimento periódico.


Julio Leite Cardoso – PGBCB – Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário